Blog Clinipampa

Homeopatia e manifestações alérgicas

Notícias - 6 de Junho de 2017

Alguns estudiosos definem a Alergia como uma epidemia atual, já que pelas estatísticas 1 pessoa em cada 4 sofre ou corre o risco de sofrer durante sua vida perturbações alérgicas. Segundo os dados da OMS, a Alergia ocupa o sétimo lugar entre as doenças mundiais.

O meio ambiente parece ser um dos principais fatores causais, especialmente no que se refere à poluição atmosférica e à alimentação. Outras causas conhecidas são os pólens, a poeira doméstica, o fumo, o sol, aditivos alimentares, medicamentos etc.

Porém, a Alergia é uma síndrome complexa e nada parece definitivo.  Além dos alérgenos ambientais mais conhecidos existem outros fatores desencadeantes pouco estudados, como a hereditariedade e o psiquismo.

Sabe-se que o mecanismo básico é uma reação imunitária diferente e excessiva a determinado antígeno e depende da hipersensibilidade individual. “O que é alimento para uns pode ser veneno para outros”.

A Homeopatia consegue ótimos resultados, pois dessensibiliza o organismo em relação ao alérgeno, ou seja, ao equilibrar o organismo como um todo, faz com que ele pare de reagir ao entrar em contato com o fator desencadeante. Quanto às causas hereditárias, são bem conhecidos os medicamentos homeopáticos capazes de “limpar” este terreno. Por último, é de conhecimento da maioria que a Homeopatia age primeiramente equilibrando o emocional, podendo então neutralizar ou amenizar as causas psíquicas da Alergia.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes