Blog Clinipampa

COMO EVITAR AS DORES FÍSICAS APÓS O CARNAVAL

Notícias - 1 de Fevereiro de 2023

Por:
Marina Rodrigues Vaz
Fisioterapeuta, quiropraxia e traumato-ortopedia
CREFITO: 285635-F

Durante o ano, muitos foliões vivem no sedentarismo, sem praticar nenhuma atividade que promova um melhor condicionamento físico e esse impacto fica nítido no carnaval, quando ele é colocado por diversas noites a pular, dançar e todas as aventuras dessa época. O resultado disso é que durante a folia, nada é muito notado, mas após as dores surgem e com elas os problemas relacionados.

Para evitar as dores musculares e ter um retorno mais tranquilo para a rotina, preparei um roteiro de exercícios e alongamentos que vão auxiliar na prevenção dos impactos desse período. Confira:

 

EXERCÍCIOS PARA A COLUNA
- Sente-se na ponta do sofá, alinhe os joelhos e o quadril e abaixe o tronco para frente fazendo com que o pescoço fique solto. Mantenha a posição por 30 a 40 segundos para esticar bem as costas, pois isso amenizará as dores na lombar.
- Deite-se no chão, abrace o joelho e leve-o o mais próximo possível do peito. Realize o alongamento abraçando um joelho por vez e os dois juntos ao final, segurando cada repetição de 20 a 30 segundos.

 

EXERCÍCIO PARA A PANTURRILHA
- Apoie as mãos em uma parede, deixe uma perna à frente da outra com os dois pés fiquem apontados para a parede. Flexione a perna da frente deixando o joelho de trás esticado e o pé inteiro no chão. Realize três repetições em cada perna de 30 a 40 segundos cada.

 

EXERCÍCIO PARA OS PÉS
- Com os pés descalços, posicione o dedão do pé em uma parede pressionando-o. Deixe a perna reta e aproxime o corpo da parede para alongar a fáscia plantar ou planta do pé. Realize esse momento três vezes por 1 minuto cada.

 

EXERCÍCIO PARA O PESCOÇO
- Coloque um braço para trás na linha do quadril e com a outra mão, puxe o pescoço até o limite sem sentir dor. Realize o movimento para os dois lados, por 30 segundos cada.

 

EXERCÍCIOS PARA OS OMBROS
- Alinhe a coluna e olhe para frente, mexendo os ombros em movimentos circulares. Realize duas repetições, movendo o ombro para frente e depois para trás por 20 vezes cada.

- Flexione os joelhos, estique um braço, puxe-o pelo cotovelo com a outra mão e olhe para o lado contrário do braço que está sendo puxado. Reveze entre um braço e outro realizando três repetições de 30 segundos cada.

 

Essas dicas podem ajudar muito na superação dos impactos do carnaval, mas o ideal é mantermos todo o ano uma rotina com atividades físicas que promovam um melhor condicionamento e preparo do corpo para momentos de estresse como este.

 

Gostou de saber? Em caso de lesões e dores atípicas, busque a ajuda de fisioterapeuta e garanta uma recuperação plena através de um tratamento adequado.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes