Blog Clinipampa

Comida de verdade x Comida de mentira. Mas afinal, o que é comida de verdade?

Notícias - 3 de Maio de 2017

Quando o tema é alimentação saudável, essa é a regra de ouro.  Acredite, hoje em dia, a maioria das pessoas come produtos alimentícios, e não comida.

3 SIMPLES PASSOS PARA DIFERENCIAR COMIDA DE VERDADE DE “COMIDA DE MENTIRA”

Passo 1: Comida de verdade não tem rótulo (nem precisa de propaganda);

Passo 2: Comida de verdade não tem ingrediente;

Como se faz um bife com ovo, a reposta é "faça um bife e um ovo na chapa e junte os dois". Mas se a perguntar for como se faz Sucrilhos, ou um salgadinho? A resposta fica mais complicada. É preciso uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, enfim, não é comida de verdade. Se você espremer uma azeitona, você produzirá azeite de oliva extra-virgem. Mas você precisa de uma planta industrial para produzir e destilar óleo de soja, algodão ou milho. Se você deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Mas a maioria do que se vende como iogurte no supermercado é na verdade uma "bebida láctea" na qual a gordura foi removida e, para que não fique sem gosto, a "coisa" é engrossada com "goma xantana", lecitina de soja, leite em pó, estabilizantes, corantes, aromatizantes e finalmente recebe um rótulo com a foto de uma fruta.

Passo 3: Comida de verdade não dura muito tempo

Quanto maior o tempo de duração de um produto, maior é a quantidade de conservantes e aditivos químicos para que isso aconteça. Prefira comprar produtos que durem menos, mas que você tenha a opção de congelar. Cuidado com os produtos que se dizem naturais e sem conservantes, mas que, depois de abertos, duram vários dias ou semanas na geladeira.

Desconfie de todos os alimentos processados que venham dentro de uma embalagem, com rótulo e ingredientes impronunciáveis.
Boas opções não tem ingredientes, SÃO ingredientes! Não erre, deixe os pacotinhos de lado e vá de comida de verdade.

 

Nutricionista Luíse Azambuja Nogueira.

 

Galeria de Imagens


Outros posts recentes