Blog Clinipampa
NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE
Notícias
-
2 de Julho de 2020
Por Angela Knnor
CRN 9886
A nutrição é importante em todas as etapas da vida e na terceira idade não seria diferente, pois pode ajudar em diversos aspectos específicos ligados a esta etapa. Perda de massa muscular, alterações fisiológicas, além de mudanças digestivas na absorção de nutrientes, alterações gástricas e intestinais, podem ser minimizadas com uma alimentação adequada.
O uso inteligente da alimentação pode auxiliar na reposição de nutrientes, compensação de aspectos ligados ao sabor e as texturas dos alimentos que em alguns casos devem ser observados diante de alguma dificuldade ou limitação do idoso proveniente da idade ou de alguma enfermidade.
Quando falamos do uso inteligente da alimentação nos referimos a uma escolha alimentar que atenda tanto as necessidades nutricionais como também de sabor. Na terceira idade algumas pessoas tendem a ter perda de paladar e o sabor dos alimentos pode ser compensado com o uso de temperos e outros ingredientes que tragam mais sabor para as refeições e ajudando assim a driblar o uso excessivo de sal e açucares que não são saudáveis se consumidos de maneira excessiva.
Encarar uma vida saudável começa pela adoção de uma alimentação que atenda as necessidades de cada pessoa e para os idosos uma das opções também é a suplementação, que pode auxiliar na manutenção nutricional, compensando uma grande ingestão de alimentos para a reposição dos nutrientes necessários.
Lembre-se, é de extrema importância uma dieta adequada nesta etapa e consultar a um nutricionista pode ajudar a superar algumas das dificuldades e especificidades alimentares da terceira idade para encarar a vida com muito mais vigor e saúde.
Outros posts recentes
-
10 de Fevereiro de 2021
CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE
NA ÍNTEGRA
-
15 de Janeiro de 2021
DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO
NA ÍNTEGRA
-
4 de Janeiro de 2021
COMO DRIBLAR A ANSIEDADE DO NOVO ANO
NA ÍNTEGRA
-
5 de Novembro de 2020
MEDICINA FETAL
NA ÍNTEGRA