Blog Clinipampa

Os cuidados fundamentais para a saúde íntima no verão

Notícias - 4 de Dezembro de 2019

Durante o verão aumenta-se expressivamente as queixas das mulheres nas consultas ginecológicas. Esse aumento se estabelece, normalmente, devido aos fungos e bactérias que encontram no calor e na umidade da estação a oportunidade para a sua proliferação e desenvolvimento.

Alguns fatores típicos da época acabam contribuindo, por isso, se faz necessário atentar-se para os hábitos que podem tornar a sua temporada de praia e férias mais saudável.

Confira dicas essenciais para evitar possíveis complicações:

- Evite usar biquíni o dia inteiro e não permaneça com o biquíni molhado por um longo período. Opte pelas roupas mais leves e calcinhas de algodão, uma vez que proporcionam um ambiente vaginal menos úmido e abafado;
- Mesmo com o calor diário, não é recomendado tomar banho de maneira excessiva, o que não faz bem para a pele, cabelo e até mesmo para a vagina. Lembre de utilizar os sabonetes neutros, escolhendo as opções sem perfume, e água corrente.
- Além dos cuidados específicos para lavar as roupas íntimas, nunca pendure-as no box ou dentro do banheiro;
- Quando estiver menstruada, procure trocar o absorvente, sendo interno ou não, mais de uma vez durante o dia, pelo menos a cada quatro horas e evite os com perfume;
- Lembre-se de manter uma alimentação adequada, mesmo nas férias, tendo em vista que a principal queixa desta temporada é a candidíase, onde uma dieta desequilibrada torna-se um fator de risco;
- Comumente, a frequência de relações sexuais tende a aumentar nesta época, logo, vale reforçar a necessidade de usar preservativo.

Sabendo que os principais agentes etiológicos são as bactérias da própria vagina, as bactérias intestinais e os fungos e que, a depender da infecção, os sinais e sintomas são distintos, procure um médico para uma melhor avaliação.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes