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Tudo o que você precisa saber antes de consumir açúcar

Notícias - 7 de Junho de 2017

Os açúcares adicionados não contribuem para a saúde, seja açúcar branco refinado, açúcar light, açúcar cristal, são apenas calorias e MUITAS calorias vazias. Ele estimula o consumo excessivo por meios de caminhos de prazer e recompensa no cérebro. Isso cria uma relação psicológica pouco saudável com o alimento e gera hábitos difíceis de abandonar, levando a um consumo maior e à "dependência" do açúcar. Além disso, o seu consumo excessivo leva à desregulação hormonal e metabólica, que, por sua vez, provoca inflamação sistêmica e distúrbios como resistência à insulina, diabetes e obesidade. O açúcar também afeta o delicado equilíbrio das bactérias intestinais, ocasionando problemas digestivos e inflamação intestinal. Agora a pergunta que não quer calar: qual o melhor açúcar para consumir? O de coco em primeiro lugar e o mascavo. O mascavo é mais acessível atualmente, o que se torna uma alternativa viável a aquisição. Ambos são as melhores indicações, lembrando sempre que MENOS É MAIS!

Os 4 tipos que mais vem sendo incorporados aos cardápios e são do bem. Lembrando sempre que seu uso deve ser de forma esporádica: Temos o mascavo, demerara, açúcar de coco e stevia!

- MASCAVO tem o processo de fabricação diferente, mantendo a maioria das vitaminas e minerais da cana, inclusive a quantidade de nutrientes é maior conforme ele for mais escuro.

- DEMERARA é rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo, potássio, mantém seu valor nutricional praticamente intacto, uma vez que não carrega aditivos químicos. Embora seja rico em nutrientes, é um produto que engorda, pois carrega mais de 300 calorias a cada 100 gramas

- AÇÚCAR DE COCO é produzido de maneira rústica e sem adição de químicos

- STÉVIA também é uma boa alternativa saudável, sendo um dos adoçantes naturais mais utilizados por quem está de dieta, exatamente por não possuir calorias e manter o sabor doce dos alimentos.

 

POSSO TROCAR O AÇÚCAR POR ADOÇANTE? 

CUIDADO, alguns adoçantes artificiais podem ser tão prejudiciais para as bactérias do intestino quanto o açúcar. Sem falar que o uso dos adoçantes não reduz o desejo pelo açúcar, pelo contrário, contribui para a manutenção do ciclo de vontade de comer, recompensa e consumo excessivo! 

Vamos dizer diretamente: quando o assunto é adoçar, o importante é usar com sabedoria e moderação. O que impacta, sobretudo, é a quantidade consumida. Se você bebe muito café por dia, aprenda a tomar sem açúcar e/ou adoçante, no inicio pode ser mais difícil mas depois o paladar acostuma, pois ele é extremamente moldável. Tenha persistência e deixe o açúcar/adoçante para momentos esporádicos, a sua saúde agradece!

Nutricionista Luíse Azambuja Nogueira.

 

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