Blog Clinipampa

Principais dúvidas sobre Incontinência Urinária

Notícias - 22 de Maio de 2017

O que é a incontinência?

Incontinência é a perda involuntária do controle da bexiga ou do intestino, sendo por isso um sintoma e não uma condição em si. Existe uma diversidade de condições e distúrbios que podem causar incontinência, incluindo defeitos de nascença, efeitos de uma cirurgia, lesões nervosas, infecção e alterações associadas ao envelhecimento. Pode também ocorrer em resultado de gravidez ou parto.

A incontinência existe entre crianças, homens e mulheres de todas as idades. Em algum momento da vida, uma em cada quatro mulheres e um em cada oito homens serão afetados.

A escala da condição também varia. A incontinência urinária pode ir de um gotejamento pequeno e pouco frequente a uma perda ocasional do controle da bexiga e uma total incapacidade de conter a urina.

A incontinência e o envelhecimento

O envelhecimento causa diversas alterações no sistema urinário que podem causar incontinência:

– Menor elasticidade da bexiga, o que reduz a capacidade e causa esvaziamentos da bexiga mais frequentes;
– Maior volume de urina – os rins são menos eficientes na concentração da urina;
– Enfraquecimento do músculo detrusor causa esvaziamento incompleto;
– Aumento das contrações espontâneas do músculo detrusor;
– Menor capacidade de retardar a micção;
– Menor pressão de fecho da uretra.

Contudo, apesar de afetar um grande número de homens e mulheres de idade, a incontinência urinária não deve ser vista como uma parte normal do envelhecimento. É uma perturbação dos processos físico e/ou mental do armazenamento de urina e esvaziamento da bexiga numa altura conveniente. E esta perturbação pode muitas vezes ser tratada.

Muitas pessoas de idade são injustamente afetadas pelo incômodo e embaraço da incontinência. Os cuidados profissionais podem ajudar muitos pacientes e suas famílias a gerirem a situação com êxito. Uma proteção para a incontinência discreta e eficaz desempenha um papel importante na minimização dos efeitos e ajuda a restabelecer a vida normal.

Créditos -> TENA 

Matéria na íntegra -> http://www.tena.com.br/cuidadores/artigo_2/?gclid=CKLNj8eKwNMCFUuBkQodlQsD9w

Galeria de Imagens


Outros posts recentes