Blog Clinipampa

SAIBA ALGUNS DOS TRANSTORNOS QUE O PSIQUIATRA PODE TRATAR E SEUS SINTOMAS

Notícias - 24 de Setembro de 2020

Com o fim do receio de buscar ajuda de um especialista em psiquiatria, muitas pessoas vêm contando com o auxílio destes profissionais para resolução de sofrimentos mentais. Porém nem sempre fica claro em que situações um médico psiquiatra deve ser acionado e em que transtornos ele pode ajudar.

 

Neste artigo vamos listar alguns dos transtornos em que um psiquiatra pode tratar e alguns dos principais sintomas apresentados:

01. DEPRESSÃO
Dados da OMS apontam que no mundo 4,4% da população sofre deste problema e no Brasil o número sobre para 5,4%. A depressão consiste no desiquilíbrio do cérebro e apresenta sintomas como tristeza e melancolia persistentes, além de outros desequilíbrios emocionais e físicos.

 

02. TRANSTORNO BIPOLAR
Os sintomas apresentados por quem possui um quadro de bipolaridade se dão por mudanças repentinas de humor, alternando entre períodos de euforia, irritação e depressão. Estas oscilações podem ser de alta ou baixa frequência e o acompanhamento com um psiquiatra é o mais indicado para a redução destas mudanças, além da preservação e bem-estar da saúde do paciente.

 

03. TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)
O paciente com TOC apresenta como sintomas a obsessão e/ou compulsão, nisso entram pensamentos repetitivos, impulsos e visões que invadem de forma indesejada sua consciência causando picos elevados de ansiedade.
O diagnóstico e tratamento deste transtorno só podem ser realizados por um psiquiatra que fará as melhores indicações diante do quadro, assim como a acompanhamento para o controle desta enfermidade que tende a ser uma desordem crônica.


Além de transtornos ansiosos, por uso de substâncias, do sono-vigília (insônia), psicóticos e alimentares.

 

Agora que você compreender melhor o papel de um psiquiatra para a promoção do seu equilíbrio mental e cuidados com transtornos, fique atento a sua saúde e agende uma consulta se necessário. Sem preconceitos a saúde de todos pode ser muito melhor.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes