Blog Clinipampa

Como escolher o melhor método contraceptivo para você

Notícias - 2 de Março de 2020

Por Mariana Oxandabaratz Alfaro
Ginecologista e Obstetra | Clinipampa

Os contraceptivos são as principais ferramentas de planejamento familiar. Para saber qual método adotar a mulher deve seguir as orientações de um médico, que levará em consideração suas características individuais, o perfil da paciente e também possíveis doenças associadas que ela possa ter.

Por se tratar de métodos que possuem hormônios precisam de receita médica.

O contraceptivo atualmente mais usado  é a pílula combinada por ser um medicamento de fácil acesso,no entanto, este nem sempre é o método mais indicado. “Uma mulher muito esquecida não pode tomar pílula via oral (mais de 65% das mulheres esquecem de tomar ao menos uma pílula), pelo risco de falha do método, desregular o ciclo menstrual, além de  ingerir deve-se estar orientado em como ingerir, horários e medicamentos usados concomitantemente, os quais podem alterar sua eficácia.

Hoje contamos com métodos contraceptivos de longo prazo entre eles o sistemas intrauterinos (DIUs hormonais e não hormonais), injeção (mensal e trimestral), anel vaginal, adesivo e o implante, além dos métodos de esterilização cirúrgica.

Estes duram em torno de 3 a 10 anos, podem conter hormônios ou não.

Os métodos de longa ação possuem alta eficácia anticonceptiva, não depende de horário e não possui interação  medicamentosa; os mesmos são métodos reversíveis, sendo retirados se desejado a qualquer momento voltando a mulher a sua vida reprodutiva.

Implante: é um pequeno bastão de 4cm que contém somente progesterona, ele é inserido no braço da mulher, com anestesia local, duração 3 anos.

DIUs: inserido na cavidade uterina sem ser necessário anestesia, pode ser inserido em mulheres nuligesta (sem filhos), podem conter hormônios ou não, duração de 5 a 10 anos.

Procure seu médico e informe-se sobre qual o método anticoncepcional é o mais indicado para você atualmente.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes