Blog Clinipampa

Saiba quando buscar ajuda psiquiátrica

Notícias - 30 de Setembro de 2019

Por Paulo Donadel
Psiquiatra
Clinipampa

É fundamental para o bem-estar e qualidade de vida, priorizar os cuidados com saúde mental e física. Entretanto, é preciso refletir sobre os sinais que sugerem a necessidade de buscar ajuda psiquiátrica e o agendamento de uma consulta.

Para quem nunca consultou com um psiquiatra, é preciso conhecer os aspectos que levam ao acompanhamento psiquiátrico e, principalmente, desassociar de uma vez por todas, a ideia de que a psiquiatria seria voltada para “loucos”.

Por isso, é válido ressaltar os fatores que levam a necessidade de uma consulta com este profissional, o que segue as mesmas regras das consultas das demais áreas da saúde.

Assim como você procura um médico quando se machuca ou tem uma gastrite, por exemplo, é preciso buscar ajuda para o que pode estar incomodando para assim evitar problemas mais sérios.

Para um diagnóstico, é preciso manter um diálogo aberto, uma vez que os fatores ligados a mente não são visíveis, visando a compreensão do problema e indicação do tratamento preciso.

Se faz necessário, em alguns casos, analisar o histórico dos pacientes para uma determinação diagnóstica. Além da realização de testes neurológicos e solicitação de exames de imagem complementares.

Estes fatores irão somar para um correto diagnóstico e apontar a melhor opção de tratamento e, sempre que necessário, o uso de medicamentos associados com terapia.

Ciente dos fatores que envolvem a psiquiatria, é hora de saber as principais situações em que um psiquiatra pode ajudar:

- Transtornos do Humor: depressão, transtorno distímico, bipolaridade e suicídios;
- Transtornos de Ansiedade: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo
(TOC), transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobia
social, agorafobia e outras fobias específicas;
- Transtornos de Alimentação;
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;
- Dependência química;
- Esquizofrenia;
- Doença de Alzheimer;
- Autismo.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes