Blog Clinipampa

Reflexões sobre a ansiedade: conceito, tratamento e estratégias

Notícias - 9 de Abril de 2019

Conceito psicanalítico de ansiedade


A ansiedade é um afeto que foi fundamental no nascimento da psicanálise. Freud criou a expressão neurose de angústia e identificou duas formas de ansiedade. Uma era a sensação difusa de preocupação ou de pavor que se originava a partir de um pensamento ou um desejo reprimido, e era curável por meio da intervenção psicoterapêutica. A outra forma de ansiedade era caracterizada por uma sensação avassaladora de pânico, acompanhada por manifestações de descarga autonômica, incluindo sudorese profunda, frequências respiratória e cardíaca aumentadas, diarreia e uma sensação subjetiva de terror. Está última também relacionada a fatores psicológicos pode ser melhor compreendida se investigados os fatores inconscientes por trás da crise do paciente com a ajuda do psicoterapeuta.


Contudo a clínica atual compreende que a ansiedade é um sintoma natural do comportamento humano sendo importante e adaptativo, a preocupação com o que ira acontecer no futuro pode levar a pensamentos altamente criativos, pois a solução dos problemas surge como resultado da preocupação com os mesmos.


Sendo assim a ansiedade não pode ser visto como um sintoma disfuncional que deve ser eliminado do sujeito, contudo se o paciente refere sofrer com níveis de ansiedade incapacitantes que geram crises e acabam conduzindo o seu comportamento então o problema deve se erradicado com psicoterapia e em casos mais complexos com apoio psiquiátrico para que os psicotrópicos prescritos ajam de modo a evitar uma perda substancial da psique do indivíduo.

Tratamento da ansiedade


Muitos estudos apontam que um aumento da tolerância da ansiedade definida como a capacidade de sentir ansiedade sem ter que descarregá-la se da como resultado a psicoterapia que estimula a reflexão e a expansão do ego.


Para isso o psicólogo devem estimular profundamente as circunstâncias dos ataques de ansiedade e a história de cada paciente para que juntos paciente e terapeuta consigam determinar quais os fatores psicológicos mais relevantes que merecem atenção.


Sendo assim a psicoterapia consiste no psicólogo encorajar o paciente a contar sua história, descrever os detalhes de seus sintomas e discutir sua vida pessoal, quando mais a psicoterapia discorre de forma confortável sobre a história de vida do paciente melhores serão os resultados.


Não existem formulas fixas do combate à ansiedade, mas existem estratégias cientificamente comprovadas que ajudam no alivio dos sintomas.


Estratégias
01. Praticar atividades físicas.
02. Reduzir a carga de estresse diário.
03. Técnica de respiração (ao respirar deixar o abdômen se expandir levando assim o oxigênio para a barriga e não para o tórax e em seguida liberar lentamente o ar pela boca).
04. Procurar consumir alimentos ricos em triptofano.
05. Tomar chás, as plantas mais reconhecidas e estudadas como agentes sedativos são passiflora, melissa, camomila e valeriana.
06. Aumentar o seu nível de autoconhecimento por intermédio de psicoterapia com um psicólogo.

 

Por Vanderlei Batista Simões
Psicólogo CLINIPAMPA

Galeria de Imagens


Outros posts recentes

【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法