Blog Clinipampa

Perda óssea: saiba mais sobre as consequências e tratamento

Notícias - 31 de Julho de 2018

Pacientes de todas as idades estão sujeitos à perda óssea, variando de acordo com a situação de cada pessoa, onde grande parte dos casos se observa na terceira idade. Assim, a ausência de diagnóstico favorece para que a perda óssea provoque outros problemas bucais.

Seria a periodontite a causa mais comum de perda óssea?

A periodontite é considerada uma das causas mais comuns de retirada do osso de suporte do dente, todavia, vale ressaltar que há uma extensa lista de possibilidades que ocasionam a perda. Dentre elas, está o trauma dentário e mordida não favorável.

Como consequência, a mobilidade dos dentes ocorre em decorrência da perda do osso que leva à perda da sustentação do dente. A mobilidade e dificuldade de alimentação são proporcionais a maior quantidade de osso perdido, interferindo diretamente na função mastigatória. Além disso, a estética fica comprometida com a retração da gengiva, devido à diminuição do osso.

Consequência

Como consequência da perda óssea, a mobilidade dentária acentua inúmeros fatores prejudiciais à saúde bucal, dentre eles, a perda dos dentes, onde os elementos dentários ficam sem suporte, o que favorece a mobilidade; O mau hálito, nos casos em que a perda óssea se dá a partir da periodontite; E a perda do suporte de tecido mole. Neste caso, os pacientes notam mudança nos lábios, que tendem a retrair e criar o aspecto envelhecido.

Tratamento

Tendo em vista que a perda óssea provoca problemas bucais, tanto de estrutura, quanto nas funções, a melhor opção é a prevenção. Vale ressaltar que podem ocorrer perdas ósseas de diversos graus - leve, moderado e grave -, logo, procurar um profissional é o mais indicado. Além disso, deve-se manter os cuidados bucais de higiene rotineiros e frequentar o consultório regularmente.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes