Blog Clinipampa

Informação e prevenção: os mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Notícias - 18 de Abril de 2018

O outono dá inicio a temporada de vacinação contra a gripe. Durante a campanha de prevenção surgem algumas dúvidas comuns sobre a vacina H1N1, tornando-se importante esclarecer o que é mito ou verdade.


A vacina pode causar a gripe? MITO


Tendo em vista que muitas pessoas deixam de realizar a vacina por achar que irá se gripar, se faz extremamente necessário desmistificar este mito. Em muitos casos, as pessoas ficam gripadas no período que antecede a vacinação ou até surgir o efeito da vacina e acabam atribuindo o acontecido ao ato preventivo.


Mas a vacina pode causar efeitos colaterais? VERDADE


Dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação são alguns efeitos comuns após a vacina, bem como febre baixa e mal-estar momentâneo, causado pelos vírus atenuados que compõem a vacina.


Se não estiver em caso de epidemia não preciso tomar a vacina? MITO


Visando evitar que uma epidemia se instale entre a população, a vacina deve ser tomada anualmente. Vale ressaltar que, a gripe deixa o indivíduo suscetível a complicações mais sérias, que, investindo na criação de imunidade prévia, podem ser evitadas.


É necessário realizar a vacina anualmente? VERDADE


A imunidade provocada pela vacina contra a gripe se estende por um determinado período. Porém, a complementação da dose se faz importante para desfrutar da proteção integral.
O vírus da gripe têm mutações constantemente, exigindo uma atualização das vacinas diante das novas características virais que vêm a ser adquiridas. Por meio das amostras de pacientes de todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde avalia quais tipos vírus da gripe estão mais presentes em cada hemisfério. E, assim, distribuí os tipos de vacinas de maneira condizente com as amostras das estatísticas.


Mulheres grávidas ou em processo de amamentação não podem se vacinar? MITO


Independente do estágio gestacional a vacina não desperta complicações na amamentação e ou na gravidez. Mas, vale ressaltar que este público só pode se vacinar mediante autorização do obstetra que acompanha as singularidades do seu organismo.


Posso tomar a vacina com qualquer idade? VERDADE


De 6 meses em diante a vacina é extremamente recomendada. Sendo altamente indicada na terceira idade, não há uma idade máxima para tomar a vacina. Assim que a criança completa os 6 meses de idade, já é recomendado que se aplique a primeira dose, suprindo assim, a vulnerabilidade ocasionada pelo seu sistema imunológico que ainda está em amadurecimento.


Então qualquer pessoa pode tomar a vacina? MITO


A vacina é sim indicada para a esmagadora maioria da população, acima dos 6 meses de idade, desde que não seja alérgico a ovo. No procedimento dos vírus para se elaborar a vacina, há uma etapa em que os vírus crescem em ovos, sendo assim, ele pode ocasionalmente levar uma amostra da proteína dos ovos para a vacina.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes