Blog Clinipampa
3 cuidados essenciais para os idosos curtirem o verão sem preocupações
Notícias
-
17 de Janeiro de 2018
O verão é a época mais comum para que ocorram desidratações, quedas de pressão, infecções respiratórias e indisposições alimentares. Uma consulta ao geriatra é fundamental para atentar-se aos cuidados necessários ao bem-estar na temporada mais quente do ano.
A médica geriatra Alice Fernandes destaca alguns cuidados básicos para que a vulnerabilidade dos idosos que possuem um metabolismo mais lento não seja um empecilho na qualidade de vida diante às altas temperaturas.
Foco na hidratação
Beber água deve ser a tradição mais seguida pelos idosos no verão. Segundo Alice quando não ingerimos água, o corpo passa a desidratar devido a água do corpo ser maior do que a ingestão. “Como consequência podem ocorrer tonturas e sede excessiva, sem falar que pode agravar os casos de prisão de ventre e cálculo renal, além de ocasionar graves quadros de queda de pressão arterial, perda de sentidos e lesões em órgãos internos, bem como rins, fígado e cérebro”, informa.
Cuidado com a exposição ao sol
Manter o cuidado com o sol é essencial para evitar a desidratação, evitando também possíveis lesões de pele bem como queimaduras, manchas e sinais. O uso do protetor solar deve ser constante, outra dica é a proteção através de um chapéu.
Alimentação balanceada
O recomendado é evitar ingerir alimentos pesados, e inserir alimentos diferentes do que o idoso está habituado a comer normalmente também deve ser evitado. Opte por refeições não muito calóricas e ou salgadas, aposte nas frutas de preferência as que possuem bastante água como o abacaxi e a melancia.
Outros posts recentes
-
10 de Fevereiro de 2021
CHECK-UP NA TERCEIRA IDADE: OS EXAMES ESSENCIAIS PARA CUIDAR DA SAÚDE
NA ÍNTEGRA
-
15 de Janeiro de 2021
DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO
NA ÍNTEGRA
-
4 de Janeiro de 2021
COMO DRIBLAR A ANSIEDADE DO NOVO ANO
NA ÍNTEGRA
-
5 de Novembro de 2020
MEDICINA FETAL
NA ÍNTEGRA