Blog Clinipampa

3 cuidados essenciais para os idosos curtirem o verão sem preocupações

Notícias - 17 de Janeiro de 2018

O verão é a época mais comum para que ocorram desidratações, quedas de pressão, infecções respiratórias e indisposições alimentares. Uma consulta ao geriatra é fundamental para atentar-se aos cuidados necessários ao bem-estar na temporada mais quente do ano.

A médica geriatra Alice Fernandes destaca alguns cuidados básicos para que a vulnerabilidade dos idosos que possuem um metabolismo mais lento não seja um empecilho na qualidade de vida diante às altas temperaturas.

Foco na hidratação

Beber água deve ser a tradição mais seguida pelos idosos no verão. Segundo Alice quando não ingerimos água, o corpo passa a desidratar devido a água do corpo ser maior do que a ingestão. “Como consequência podem ocorrer tonturas e sede excessiva, sem falar que pode agravar os casos de prisão de ventre e cálculo renal, além de ocasionar graves quadros de queda de pressão arterial, perda de sentidos e lesões em órgãos internos, bem como rins, fígado e cérebro”, informa.

Cuidado com a exposição ao sol

Manter o cuidado com o sol é essencial para evitar a desidratação, evitando também possíveis lesões de pele bem como queimaduras, manchas e sinais. O uso do protetor solar deve ser constante, outra dica é a proteção através de um chapéu. 

Alimentação balanceada

O recomendado é evitar ingerir alimentos pesados, e inserir alimentos diferentes do que o idoso está habituado a comer normalmente também deve ser evitado. Opte por refeições não muito calóricas e ou salgadas, aposte nas frutas de preferência as que possuem bastante água como o abacaxi e a melancia.

Galeria de Imagens


Outros posts recentes